É possível realizar a comunicação entre todas as redes industriais.
Em uma indústria existe mais de um tipo de rede de comunicação, apesar das redes industriais, como Ethernet e Fieldbus estarem possibilitando a comunicação entre diversas camadas da indústria, certamente há mais de uma rede em seu processo produtivo. Além disso, há uma série de fatores que interferem na rede industrial usada: se em sua indústria já existe uma automação com uma rede industrial; a distância dos equipamentos a serem conectados; se existe ou pretende haver uma comunicação com o TI; a velocidade de transmissão de informações também importa na hora da escolha da rede de comunicação.
Em indústrias de nutrição animal, por exemplo, na etapa de pesagem a comunicação deve ser rápida para que haja o controle do processo, visto que a demora para realizar o fechamento da válvula que dispensa matéria prima ocorre grande diferença do peso real e ideal para produção de ração. Em longas distâncias, por exemplo, é usada fibra óptica para transmitir os dados e aí, faz-se necessário um conversor, para converter sinais elétricos em sinais ópticos.
Outro importante ponto analisado pela empresa de automação são os equipamentos a serem utilizados, como os sensores, atuadores, CLP’s, é importante observar se são equipamentos que permitem que haja troca de protocolo de comunicação ou não. Os CLP’s, alguns modelos, permitem adquirir cartões de comunicação de protocolos de rede diferentes. Os switches são equipamentos que realizam a troca de um protocolo de comunicação para outro, eles, por exemplo, recebem as redes de campo e fazem a comunicação com o controlador.
É importante que a indústria que deseja automatizar um processo saiba quais equipamentos são necessários estarem conectados na rede industrial, isso é decidido junto à empresa de automação, que entende quais as necessidades e molda o projeto de automação de acordo com o que a empresa necessita. Quanto mais equipamentos conectados à rede de comunicação, melhor se torna o processo, mais rápida é essa comunicação e há mais possibilidades de dados para leitura.
Os equipamentos de campo podem se comunicar por sinal elétrico, porém o sinal elétrico permite que o sistema de controle entenda poucos dados sobre o processo, já se conectarmos o equipamento de campo na rede, temos mais informações o que permite um melhor controle.
Dessa forma, é importante que você que deseja automatizar uma etapa ou seu processo produtivo saiba o que já existe de equipamento da sua indústria conectado à rede industrial, qual sua rede, qual o protocolo de comunicação, se há um sistema de automação e monitoramento, faz-se necessário escolher uma rede que esteja de acordo com sua demanda, devido às distâncias, velocidade de transmissão de dados.
É importante entender que as redes de comunicação sempre se comunicam, já os equipamentos não, por esse motivo é necessário um estudo do caso da sua indústria já que interfere nos dispositivos usados no processo, em razão disso o contato com a empresa de automação é tão importante.