Alguns dos benefícios de utilizar esse tipo de fonte de energia é a capacidade de atendimento à indústria em horário de ponta, também sua capacidade de armazenamento e a vantagem de ser uma energia limpa e renovável. Para que seja atingido um alto potencial de geração de energia é necessário a realização do monitoramento da produção, para que haja um padrão de qualidade.
É comum que não exista controle da energia produzida a partir do biogás, seu funcionamento faz com que seja ignorado seu potencial de geração de energia, aliado a isso ocorre o não controle do processo, sem padrão de qualidade, entre outros. Dessa forma, acontece uma diminuição na recuperação energética do sistema, afetando o volume, qualidade e disponibilidade do gás.
O biogás é produzido pela decomposição anaeróbica de matéria orgânica, para isso é necessário criar condições adequadas, com temperatura, pH e umidade controladas, ideal para que as bactérias possam decompor a matéria orgânica e produzir o biogás, além disso é importante garantir que o ambiente não tenha a presença de oxigênio.
É necessário um monitoramento cuidadoso das condições do sistema de produção de biogás, para garantir uma produção eficiente e consistente de biogás. Ademais, o monitoramento e controle do encaminhamento do biogás e o controle do gerador são também muito importantes no processo.