March

Supervisório e IHM?

Quando automatizamos uma indústria usamos, para auxiliar o processo de controle e monitoramento, uma interface homem-máquina, chamada IHM, ou um sistema supervisório, por vezes ocorre a utilização dos dois sistemas, o Supervisório e a IHM. A utilização de cada sistema varia de acordo com a necessidade da indústria.

Um sistema supervisório permite que os operadores controlem e monitorem todas as informações do processo a partir de uma sala de controle. Esse sistema possibilita a visualização e o controle geral do processo de forma simples e rápida.

 

Os supervisórios realizam um acompanhamento em tempo real de todas as etapas do processo industrial e pode ser programado para disparar alertas sonoros todas as vezes em que o processo produtivo apresenta uma variável que diverge dos limites pré-estabelecidos no sistema de controle. O sistema analisa e armazena as informações em um banco de dados e em seguida mostra o resultado nas telas do computador do usuário.

 

A IHM, por sua vez, oferece telas mais enxutas, é um sistema que facilita a operação e torna os controles mais simples e eficazes por meio da interação entre um humano e um equipamento computadorizado, é uma mediação entre o operador e o controle do processo.

As IHMs normalmente são instaladas próximo ao processo, e assim permitem a intervenção rápida pelo operador sem a necessidade de ir até uma sala de controle. Além disso, também é usada para monitoramento de variáveis de processo distantes à ela.

Em resumo, a IHM é usada para mostrar poucas informações, informações mais básicas e relevantes sobre o processo, utilizada para o operador em campo e faz o controle do que está próximo a ela ou então monitora processos mais distantes. Já o Sistema Supervisório possui dados mais complexos, usado para emissão de relatórios e principalmente um acompanhamento completo do processo produtivo.

Facebook
WhatsApp
Email

Posts Recentes

Fale Conosco